terça-feira, 9 de setembro de 2008

Uma Mente Brilhante

Dentre as pertubações inúmeras da vida, a esquizofrenia é a pior. Uma doença que te faz criar alucinações como por exemplo: pessoas, vozes, acontecimentos e etc...
Se você não se curar irá ficar com esses pensamentos a vida toda, tornando assim um chamado louco pela ciência.
Mas e se derrepente você descobre que tudo isso era coisa da sua imaginação. Com isso você concerteza terá o maior choque (no meu ponto de vista) que a vida pode trazer. Você irá se frustrar e não querer viver. Você será assombrado pelo seu passado imaginado.
Mas essa doença pode ter uma cura, a força vontade de voltar ao normal e o uso correto de medicamentos psiquiátricos.
Pois bem isso não é um Blog de medicina, mas no entanto o filme "Uma Mente Brilhante" aborda tal tema.
Na qual conta a história de um matemático que se forma em doutorado aos 21 anos com uma tese inovadora provando ele ser um gênio matemático. Constitui uma família. E trabalha de professor.
Mas que depois de uns anos é denunciado como "louco" e é internado numa clínica psiquiátrica( ou mais chamado de manicómio). Então ele começa a perceber o que é realidade, e o que é ilusão, graças ao amor que sua mulher lhe oferece dando a ele um sentido pelo qual lutar para voltar a normalidade. Filme muito impressionante. E a história mais ainda por se tratar de uma história real.
Assistam e vejam se vocês são
esquisofrênicos também ou loucos. Brincadeira viu. O tema é muito forte para sátiras maldosas. Desculpem-me. Mas vale a muito a pena assistir. Ainda mais para quem tem parentes ou se você tem mesmo esquizofrenia, pois essa história de John Nash pode servir de exemplo para vocês nunca desistirem da vida.

Uma Mente Brilhante

Título Original: A Beautiful Mind
Gênero: Drama
Duração: 135 minutos
Origem/Ano: EUA/2001
Site Oficial: www.abeautifulmind.com
Estúdio: Imagine Entertainment
Distribuição: DreamWorks Distribution L.L.C. / Universal Pictures / UIP
Direção: Ron Howard
Roteiro: Akiva Goldsman, baseado em livro de Sylvia Nasar
Produção: Brian Grazer e Ron Howard
Música: James Horner
Fotografia: Roger Deakins
Desenho de Produção: Wynn Thomas
Direção de Arte: Robert Guerra
Figurino: Rita Ryack
Edição: Daniel P. Hanley e Mike Hill
Efeitos Especiais: Digital Domain


Elenco
Russell Crowe (John Forbes Nash Jr.)
Ed Harris (William Parcher)
Jennifer Connelly (Alicia Nash)
Paul Bettany (Charles)
Adam Goldberg (Sol)
Vivien Cardone (Marcee)
Judd Hirsch (Helinger)
Josh Lucas (Hansen)
Anthony Rapp (Bender)
Christopher Plummer (Dr. Rosen)
David B. Allen (John Nash Jr. - 13 anos)


Sinopse
John Nash (Russell Crowe) é um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio onde atuava. Mas aos poucos o belo e arrogante John Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem, que chega até mesmo a ser diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos que o tratam. Porém, após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e acaba sendo premiado com o Nobel.


Premiações
- Ganhou 4 Oscars, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz Coadjuvante (Jennifer Connelly) e Melhor Roteiro Adaptado. Foi ainda indicado em outras 4 categorias: Melhor Ator (Russell Crowe), Melhor Edição, Melhor Maquiagem e Melhor Trilha Sonora.

- Ganhou 4 Globos de Ouro, nas seguintes categorias: Melhor Filme - Drama, Melhor Ator - Drama (Russell Crowe), Melhor Atriz Coadjuvante (Jennifer Connelly) e Melhor Roteiro. Recebeu ainda mais 2 indicações, nas categorias de Melhor Diretor e Melhor Trilha Sonora.

- Ganhou 2 prêmios no BAFTA, nas seguintes categorias: Melhor Ator (Russell Crowe) e Melhor Atriz Coadjuvante (Jennifer Connelly). Foi ainda indicado em outras 3 categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado.

- Recebeu uma indicação ao MTV Movie Awards, na categoria de Melhor Ator (Russell Crowe).

- Ganhou o Prêmio Adoro Cinema 2002 de Melhor Ator (Russell Crowe), além de ter sido indicado na categoria de Melhor Roteiro Adaptado.


Curiosidades
- Inicialmente seria Robert Redford quem dirigiria Uma Mente Brilhante.

- O ator Tom Cruise chegou a estar cotado para interpretar John Nash em Uma Mente Brilhante.

- Este é o 1º de 2 filmes em que o diretor Ron Howard e o ator Russell Crowe trabalharam juntos. O posterior foi A Luta Pela Esperança (2005).

- Este é o 1º de 2 filmes em que o diretor Ron Howard e o ator Paul Bethany trabalharam juntos. O posterior foi O Código Da Vinci (2006).

- Este é o 2º filme que os atores Russell Crowe e Christopher Plummer atuam juntos. O anterior fora O Informante (1999).


Nenhum comentário: