terça-feira, 26 de agosto de 2008

AI: Inteligência artificial

Filme de caráter bastante científico, que leva a pessoa a pensar como poderia ser nosso futuro daqui muitos anos. Este filme emociona com uma história bonita e marcante.

Num futuro onde as calotas polares derreteram, uma nova forma de inteligência artificial auxilia a humanidade em sua saga sobre o planeta Terra. É neste contexto que um garoto irá passar por uma jornada emocional inesquecível. Dirigido por Steven Spielberg (Jurassic Park) e com Jude Law, William Hurt e Haley Joel Osment no elenco. Recebeu 2 indicações ao Oscar.

Ficha Técnica

Título Original:
Artificial Inteligence: A.I.
Gênero: Ficção Científica
Tempo de Duração: 146 minutos
Ano de Lançamento (EUA):
2001
Site Oficial: http://www.aimovie.com/
Estúdio: DreamWorks SKG / Warner Bros. / Stanley Kubrick Productions
Distribuição: DreamWorks Distribution L.L.C. / Warner Bros.
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Steven Spielberg, baseado em conto de Brian Aldriss
Produção: Bonnie Curtis
Música: John Williams
Direção de Fotografia: Janusz Kaminski
Desenho de Produção: Rick Carter
Direção de Arte: Tom Valentine
Figurino: Bob Ringwood
Edição: Michael Kahn
Efeitos Especiais: Industrial Light & Magic


Elenco
Haley Joel Osment (David Swinton)
Jude Law (Gigolo Joe)
Frances O'Connor (Monica Swinton)
Jake Thomas (Martin Swinton)
Sam Robards (Henry Swinton)
William Hurt (Professor Hobby)
Jack Angel (Teddy - voz)
Ben Kingsley (Narrador)
Chris Rock (Robô comediante - voz)
Meryl Streep (Robô azul - voz)
Ashley Scott (Gigolo Jane)
Robin Williams (Dr. Saber - voz)
Kathryn Morris
Brendan Gleeson
Daveigh Chase
Clara Bellar



Sinopse
Na metade do século XXI, o efeito estufa derreteu uma grande parte das colatas polares da Terra, fazendo com que boa parte das cidades litorâneas do planeta fiquem parcialmente submersas. Para controlar este desastre ambiental a humanidade conta com o auxílio de uma nova forma de computador independente, com inteligência artificial, conhecido como A.I. É neste contexto que vive o garoto David Swinton (Haley Joel Osment), que irá passar por uma jornada emocional inesquecível.


Premiações
- Recebeu 2 indicações ao Oscar, nas categorias de Melhores Efeitos Especiais e Melhor Trilha Sonora.


- Recebeu 3 indicações ao Globo de Ouro, nas seguintes categorias: Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Jude Law) e Melhor Trilha Sonora.

- Recebeu uma indicação ao BAFTA, na categoria de Melhores Efeitos Especiais.

- Ganhou o prêmio de Melhor Ator (Haley Joel Osment) no Prêmio Adoro Cinema 2001.

- Ganhou o Prêmio Adoro Cinema 2002 de Melhor Banner de Promoção, além de ter sido indicado na categoria de Melhor DVD.


Curiosidades
- Stanley Kubrick manteve o desejo de rodar A.I. por 20 anos, tendo inclusive testado sem sucesso alguns robôs-atores que fariam o personagem principal do filme. Kubrick teve a idéia de utilizar robôs devido à sua demora em concluir seus filmes. Segundo ele mesmo, caso dirigisse o filme o ator principal começaria as filmagens com 7 anos e terminaria com idade para tirar a carteira de motorista.


- Sabendo de sua demora em concluir um filme, Kubrick passou então a contactar Steven Spielberg para que ele pudesse realizar A.I.. A escolha por Spielberg ocorreu logo após o lançamento de Jurassic Park, que fez com que Kubrick acreditasse que ele fosse o diretor ideal para levar o filme às telas, já que era preciso um grande número de efeitos especiais para que ele fosse realizado.

- A partir de então, Kubrick e Spielberg passaram a manter contatos constantes sobre o projeto através de fax, até que Spielberg decidiu que não era ele quem deveria realizar o filme mas sim o próprio Stanley Kubrick.

- Era intenção do diretor Stanley Kubrick rodar A.I. Inteligência Artificial logo após a conclusão das filmagens de De Olhos Bem Fechados, em 1999. Porém, o diretor faleceu antes de dar início ao processo de pré-produção do filme, deixando apenas um tratamento feito por ele para o conto "Super-Toys Last All Summer Long", que serviria como base para o roteiro de A.I. Após o falecimento de Kubrick, o diretor Steven Spielberg resolveu por encampar o projeto, já que vinha conversando com Kubrick sobre este novo filme, e resolveu realizá-lo tendo por base exatamente o tratamento escrito por Kubrick e as notas deixadas por ele, antes de falecer, sobre como pretendia fazer A.I.

- Antes de A.I. Inteligência Artificial, a última vez em que Steven Spielberg assinou o roteiro de um filme dirigido por ele mesmo foi em 1977, com Contatos Imediatos de Terceiro Grau.

- O ator Haley Joel Osment recebeu um salário de US$ 2 milhões por sua participação em A.I. Inteligência Artificial.

- O termo inteligência artificial foi cunhado em 1956 pelo pesquisador americano John McCarthy durante o primeiro evento dedicado ao assunto, a Conferência de Dartmouth, nos EUA. Em 1985, o americano Marvin Minsky publicou o livro "The Society of Mind", que relaciona a inteligência artificial ao desenvolvimento de uma criança. Mas os avanços se revelaram mais lentos que o teorizado nos livros.

- A.I. Inteligência Artificial foi á distribuído nos Estados Unidos pela Warner Bros. e no restante do planeta pela DreamWorks.

Nenhum comentário: