terça-feira, 26 de agosto de 2008

Top gun: Ases indomáveis

Ótimo filme! Apesar de ser um filme de aventura e ação também é muito romântico. Um filme muito bem feito que merece todos os elogios possíveis, sem dúvidas é um dos melhores filmes de todos os tempos.

O diretor Tony Scott (Inimigo do Estado) mostra a trajetória de um jovem piloto que entra na escola de aviação da Marinha americana e lá se envolve com uma bela mulher e precisa enfrentar um perigoso competidor. Com Tom Cruise, Val Kilmer e Tim Robbins. Vencedor do Oscar de Melhor Canção Original.

Ficha Técnica

Título Original:
Top Gun
Gênero: Aventura
Tempo de Duração: 109 minutos
Ano de Lançamento (EUA):
1986
Estúdio: Paramount Pictures
Distribuição: Paramount Pictures
Direção: Tony Scott
Roteiro: Jim Cash e Jack Epps Jr.
Produção: Jerry Bruckheimer e Don Simpson
Música: Harold Faltermeyer
Direção de Fotografia: Jeffrey L. Kimball
Desenho de Produção: John DeCuir Jr.
Edição: Chris Lebenzon e Billy Weber
Efeitos Especiais: Colossal Pictures / USFX

Elenco

Tom Cruise (Pete "Maverick" Mitchell)
Kelly McGillis (Charlotte Blackwood)
Val Kilmer (Tom "Iceman" Kazanski)
Anthony Edwards (Nick "Goose" Bradshaw)
Tom Skerritt (Comandante Mike "Viper" Metcalf)
Michael Ironside (Tenente-Comandante Heatherly "Jester")
John Stockwell (Cougar)
Barry Tubb (Wolfman)
Rick Rossovich (Slider)
Tim Robbins (Merlin)
Clarence Gilyard Jr. (Sundown)
Whip Hubley (Hollywood)
James Tolkan (Stinger)
Meg Ryan (Carole Bradshaw)


Sinopse

Pete Mitchell (Tom Cruise), um jovem piloto, ingressa na Academia Aérea para se tornar piloto de caça. Lá se envolve com Charlotte Blackwood (Kelly McGillis), uma bela mulher, e enfrenta um competidor à sua altura (Val Kilmer).



Premiações
- Ganhou o Oscar de Melhor Canção Original ("Take my breath away"), além de ter sido indicado em outras 3 categorias: Melhor Edição, Melhor Som e Melhores Efeitos Sonoros.


- Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Canção Original ("Take my breath away"), além de ter sido indicado na categoria de Melhor Trilha Sonora.


Curiosidades
- O ator Val Kilmer não queria atuar em Top Gun - Ases Indomáveis e só participou do filme devido a obrigações contratuais que tinha na época.


- Os produtores de Top Gun solicitaram ao cantor Bryan Adams que ele permitisse a utilização da música "Only the strong survive" na trilha sonora do filme. Porém, Adams não autorizou a utilização da música por considerar que Top Gun glorificava a guerra.

- Esta é a primeira vez em que o ator Tom Cruise e o diretor Tony Scott trabalham juntos. Eles se encontraram nos sets de filmagens novamente em Dias de Trovão (1990).

- Anthony Edwards, Michael Ironside e Rick Rosovich, todos integrantes do elenco de Top Gun, posteriormente trabalharam juntos na 1ª temporada da série de TV "Plantão Médico".


Nenhum comentário: