terça-feira, 26 de agosto de 2008

Dança com Lobos.

Um filme que relata um contexto histórico, no qual mostra a relação do branco (colonizador) sobre os territórios indígenas da América do Norte. O que seria um relato da Guerra Civil americana. John Dunbar(Kevin Costner) um tenente considerado herói resolve se afastar da civilização, indo morar em terras indígenas. Lá o contato que passa a ter com a natureza e os próprios índios faz com que ele tenha uma nova visão sobre a vida.
Filme que para ser assistido o telespectador deve ter calma, pois se tratar de um filme um tanto "parado" (calmo) e extenso. Mas que vale a pena conferir.


Dança com Lobos

Título Original: Dance With Wolves
Gênero: Drama
Duração: 180 minutos
Origem/Ano: EUA/1990
Direção: Kevin Costner
Produção: Kevin Costner e Jim Wilson
Roteiro: Michael Blake, baseado em livro de Michael Blake

Elenco:
Kevin Costner - John Dunbar / Dança com lobos
Mary McDonell - Stands With a Fist ("De Pé com Punho")
Graham Greene - Kicking Bird ("Pássaro Esperneante")
Rodney A. Grant - Wind in His Hair ("Vento no Cabelo")
Floyd Red Crow Westerman - Ten Bears ("Dez Ursos")
Tantoo Cardinal - Black Shawl
Robert Pastorelli - Timmons
Charles Rocket - Tenente Elgin
Maury Chaykin - Major Fambrough
Jimmy Herman - Stone Calf ("Bezerro de Pedra")
Nathan Lee Chasing Horse - Smiles a Lot ("Grande sorriso")
Michael Spears - Otter
Jason R. Lone Hill .... Worm
Tony Pierce .... Spivey
Tom Everett .... sargento Pepper

Sinopse:
Depois de uma bem-sucedida batalha em Dakota, durante a Guerra Civil Americana, o tenente John Dunbar é recebido como herói e decide servir numa região povoada por índios da tribo Sioux. A convivência com os indígenas faz com que Dunbar, pouco a pouco, vá adquirindo seus costumes, ao mesmo tempo em que ganha respeito dos nativos. Acaba se envolvendo com uma mulher branca criada pelos Siouxs, tornando-se um verdadeiro membro da tribo.

Premiações:
Ganhou 7 Oscars, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Edição e Melhor Som.
Foi ainda indicado em outras 5 categorias: Melhor Ator (Kevin Costner), Melhor Ator Coadjuvante (Graham Greene), Melhor Atriz Coadjuvante (Mary McDonnell), Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino.
Ganhou 3 Globos de Ouro, nas seguintes categorias: Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor e Melhor Roteiro. Recebeu ainda outras 3 indicações, nas categorias de Melhor Ator - Drama (Kevin Costner), Melhor Atriz Coadjuvante (Mary McDonnell) e Melhor Trilha Sonora.
Recebeu 9 indicações ao BAFTA, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Kevin Costner), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Som, Melhor Maquiagem e Melhor Trilha Sonora.
Ganhou um Urso de Prata especial no Festival de Berlim, dado a Kevin Costner pelo seu esforço em ter dirigido e estrelado o filme.
Recebeu uma indicação ao César, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
Ganhou o Grammy de Melhor Composição Instrumental Feita Para um Filme.

Curiosidades
:
Dança com Lobos é a estréia do ator Kevin Costner na direção.
Na cena de abertura de Dança com Lobos, quando dois médicos examinam a perna de John Dunbar, quem está na mesa não é Kevin Costner mas sim seu dublê. Já os médicos são interpretados por Jim Wilson, um dos produtores do filme, e o próprio Kevin Costner, com as vozes de ambos sendo posteriormente dubladas por outros atores.
Apesar de no filme o personagem de Graham Greene ser o pai adotivo da personagem de Mary McDonnell, na realidade McDonnell é dois meses mais velha do que Greene.
O orçamento de Dança com Lobos foi de US$ 15 milhões, sendo que apenas nos Estados Unidos o filme arrecadou nas bilheterias mais de US$ 180 milhões.

Nenhum comentário: