terça-feira, 26 de agosto de 2008

Minority report: A nova lei

Minority report estrelado por Tom Cruise, é um filme que tem o estilo futurista que nos leva a um mundo totalmente novo e seguro como na história do filme. Um filme muito bom como a maioria dos filmes de Steven Spielberg.

Em um futuro onde os crimes são previstos e evitados pela polícia antes mesmo de acontecerem, um dos principais integrantes do corpo policial é acusado de que cometerá o assassinato de alguém que não faz a menor idéia de quem seja. Dirigido por Steven Spielberg (A.I.) e com Tom Cruise, Colin Farrell e Max von Sydow no elenco. Recebeu uma indicação ao Oscar.

Ficha Técnica
Título Original: Minority Report
Gênero: Ficção Científica
Tempo de Duração: 146 minutos
Ano de Lançamento (EUA):
2002
Site Oficial: www.minorityreport.com
Estúdio: 20th Century Fox / Amblin Entertainment / DreamWorks SKG / Cruise-Wagner Productions / Blue Tulip
Distribuição: 20th Century Fox Film Corporation
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Scott Frank e Jon Cohen, baseado em estória de Philip K. Dick
Produção: Jan de Bont, Bonnie Curtis, Gerald R. Molen e Walter F. Parkes
Música: John Williams
Fotografia: Janusz Kaminski
Desenho de Produção: Alex McDowell
Direção de Arte: Ramsey Avery, Leslie McDonald e Seth Reed
Figurino: Deborah Lynn Scott
Edição: Michael Kahn
Efeitos Especiais: Industrial Light & Magic / 3 Ring Circus Films / Asylum VFX / Black Box Digital / Digital Firepower / Imaginary Forces / Kurtzman Nicotero & Berger EFX Group. Inc. / Pacific Data Images / Pixel Liberation Front / Reel Efx Inc.


Elenco
Tom Cruise (Detetive John Anderton)
Max von Sydow (Diretor Burgess)
Steve Harris (Jad)
Neal McDonough (Oficial Fletcher)
Patrick Kilpatrick (Knott)
Jessica Capshaw (Evanna)
Anna Maria Horsford (Casey)
Erica Ford (Jill)
Colin Farrell (Detetive Ed Witwer)
Samantha Morton (Agatha)
Lois Smith (Dra. Iris Hineman)
Tim Blake Nelson (Gideon)
George Wallace (Chefe de Polícia Pollard)
Ann Ryerson (Dra. Katherine James)
Kathryn Morris (Lara Anderton)
Richard Coca (Policial Pré-Crime)
Cameron Diaz
Cameron Crowe



Sinopse
Washington, 2054. O assassinato foi banido, pois há a divisão pré-crime, um setor da polícia onde futuro é visualizado através de paranormais, os precogs, e o culpado é punido antes do crime ter sido cometido. Quando os três precogs, que só trabalham juntos e flutuam conectados em um tanque de fluido nutriente, têm uma visão, o nome da vítima aparece escrito em uma pequena esfera e em outra esfera está o nome do culpado. Também surgem imagens do crime e a hora exata em que acontecerá. Estas informações são fornecidas para um elite de policiais, que tentam descobrir onde será o assassinato, mas há um dilema: se alguém é preso antes de cometer o crime pode esta pessoa ser acusada de assassinato, pois o que motivou sua prisão nunca aconteceu? O líder da equipe de policiais é John Anderton (Tom Cruise), que perdeu o filho há seis anos atrás em virtude de um criminoso que o seqüestrou. O desaparecimento da criança o fez se viciar em drogas e ainda continua dependente, mas isto não o impede de ser o policial mais atuante na divisão pré-crime. Porém algo muda totalmente sua vida quando vê, através dos precogs, que matará um desconhecido em menos de trinta e seis horas. A confiança que Anderton tinha no sistema rapidamente se perde e John segue uma pequena pista, que pode ser a chave da sua inocência: um estranho caso que não foi solucionado e há um "relatório menor", uma documentação de um dos raros eventos no qual o que um precog viu é diferente dos outros. Mas apurar isto não é uma tarefa fácil, pois a divisão pré-crime já descobriu que John Anderton cometerá um assassinato e todos os policiais que trabalhavam com ele tentam agora capturá-lo.


Premiações
- Recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhores Efeitos Sonoros.


- Recebeu uma indicação ao BAFTA, na categoria de Melhores Efeitos Especiais.

- Recebeu uma indicação ao Cesar, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

- Recebeu uma indicação ao MTV Movie Awards, na categoria de Melhor Cena de Ação.

- Recebeu uma indicação ao Prêmio Adoro Cinema 2002, na categoria de Melhor Roteiro Adaptado.


Curiosidades
- O projeto de levar Minority Report ao cinema vem desde 1998, tendo sido adiado diversas vezes devido aos compromissos anteriormente firmados por Steven Spielberg e Tom Cruise com outros filmes.


- O diretor Jan de Bont chegou a estar cotado para dirigir Minority Report.

- Inicialmente seria o ator Matt Damon quem interpretaria o personagem Ed Witwer.

- Os atores Javier Bardem, Jenna Elfman, Kate Capshaw e Cate Blanchett chegaram a estar cotados para fazer parte do elenco de Minority Report.

- A atriz Cameron Diaz e o diretor Cameron Crowe fazem pequenas pontas em Minority Report, na cena do metrô. Ambos trabalharam com Tom Cruise em Vanilla Sky.

- O ator Tom Cruise iniciou as filmagens de Minority Report apenas poucos dias após o encerramento das filmagens de Vanilla Sky.

- O personagem de Tom Cruise dirige no filme um carro da Lexus de 2054. O diretor Steven Spielberg pediu a Lexus algumas idéias para o design de um carro do futuro, mas a estrutura do design dos carros vistos no filme foram desenhados por Harald Becker, que já havia feito um trabalho semelhante em Armageddon e Batman & Robin.

- O orçamento de Minority Report foi de US$ 80 milhões.


Nenhum comentário: