terça-feira, 26 de agosto de 2008

Laranja Mecânica.

Outro clássico, mas agora da ficção científica.
Laranja Mecânica é um filme de gangues de jovens com conteúdos de sexo e violência. Um cenário muito psicodélico e "moderno". No qual retrata a traição duma delas com um de seus integrantes. Fazendo com que ele seje preso.
Com o passar do tempo ele não suporta mais aquela situação de estar preso, com isso faz um acordo para que ele se submeta a uma experiência de reabilitação de seus impulsos destrutivos e seje libertado.
Um filme que concerteza vai intrigar a primeira vista, mas logo se torna um filme excelente.

Laranja Mecânica

Título Original: A Clockwork Orange
Gênero: Ficção Cienfítica
Origem/Ano: Inglaterra/1971
Duração: 138 minutos
Direção: Stanley Kubrick
Produção: Stanley Kubrick
Roteiro: Stanley Kubrick, baseado em livro de Anthony Burgess

Elenco:
Malcolm McDowell -Alex DeLarge
Patrick Magee - Frank Alexander
Michael Bates - Chefe Barnes
Warren Clarke - Dim
Adrienne Corri - Sra. Alexander
Carl Duering - Dr. Brodsky
Paul Farrell - Tramp
Clive Francis - Lodger
Michael Glover - Diretor do presídio
James Marcus - Georgie
Aubrey Morris - P.R. Deltoid
Godfrey Quigley - Chaplain

Sinopse:
A partir de um best-seller de Anthony Burgess, Stanley retrata a violência sem objetivo dos jovens combatida pelo autoritarismo sem freios do Estado e faz um painel assustador da sociedade européia e do próprio mundo moderno.Alex (Malcolm McDowell, de Se... e A Marca da Pantera) faz parte de um grupo de adolescentes praticantes da ultraviolência. No início do filme é mostrada toda sua bestialidade, ao invadirem um lar e barbarizarem Frank Alexander (Patrick Magee, de Carruagens de Fogo e O Telefone) e sua mulher (Adrienne Corri, de O Circo dos Vampiros).Quando Alex é preso, as autoridades lhe oferecem uma opção para escapar de longa sentença: submeter-se a um tratamento que lhe fará sentir insuportável aversão diante de qualquer cena ou ato violento. Por engano, a terapia acaba incutindo-lhe também repulsa à música de Beethoven, que adorava.Alex é libertado, mas se tornou incapaz de reagir à brutalidade do seu ambiente. Isto faz dele uma vítima fácil não apenas das gangs, mas também da vingança de Frank Alexander, que jamais se conformou com os maus tratos sofridos por ele e a esposa.

Premiações:
Recebeu 4 indicações ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição.

Recebeu 3 indicações ao Globo de Ouro: Melhor Filme em Drama, Melhor Diretor e Melhor Ator em Drama (Malcolm McDowell).

Curiosidades
:
Stanley Kubrick certa vez declarou que, se não pudesse contar com Malcolm McDowell, provavelmente não teria feito Laranja Mecânica.
O orçamento total do filme foi de apenas US$ 2 milhões.
No livro, o sobrenome de Alex em momento algum é revelado. Comenta-se que DeLarge seja uma referência a um momento no livro em que Alex chama a si mesmo de "Alexander the Large".
Basil, a cobra, foi colocada nas filmagens após o diretor Stanley Kubrick descobrir que Malcolm McDowell tinha medo delas.
O livro em que Frank Alexander trabalhava quando Alex e sua gangue invade sua casa chamava-se "A clockwork orange".
Stanley Kubrick propositalmente cometeu alguns erros de continuidade em Laranja Mecânica. Os pratos em cima da mesa trocam de posição e o nível de vinho nas garrafas muda em diversas tomadas, com a intenção de causar desorientação ao espectador.
O filme foi retirado de cartaz no Reino Unido a mando de Stanley Kubrick. Irritado com as críticas recebidas, de que Laranja Mecânica seria muito violento, Kubrick declarou que o filme apenas seria exibido lá após sua morte.
A linguagem utilizada por Alex foi inventada pelo autor Anthony Burgess, que misturou palavras em inglês, em russo e gírias.

Nenhum comentário: